domingo, 9 de agosto de 2009

CULTURA = COMUNIDADE = CULTURA QUE GERA CIDADANIA.



A CULTURA não vem da comunidade, a COMUNIDADE é a própria cultura. Nos guetos e morros, nas pracinhas e esquinas se revelam talentos indescritíveis, cheios de personalidade e emoção, em meio a um turbilhão de idéias loucas nasce a maior sensatez de todas, o desejo de ser solidário, de ter uma alma que compartilhe as alegrias de viver.
A cultura recicla a vida, faz do nada sua maior criação, A IMAGINAÇÃO. Constrói a vida a partir da expressão que é traduzida em forma de arte, ou meramente cria e recria o tempo todo seu quase sempre único material, a criatividade. A criatividade soluciona os maiores conflitos e ameniza as mais profundas dores, porque liberta bem mais do que um sentimento ruim, mas faz renascer como uma fênix, um desejo incontrolável de MUDANÇA.
Essa tão dita cultura também une, integra, aproxima gerações, ensina, liberta, arrisca e CONQUISTA. Ela perpetua as origens e resgata um passado que parece, “só parece”, ser tão diferente do presente, mas que acaba norteando o FUTURO que pode ser muito belo.
A beleza não está nos olhos de quem vê, porque nem mesmo para um cego tudo é belo ou feio, mas a beleza está no CORAÇÃO daquele que sente, e só é capaz de sentir e vibrar, aquele que tem alma, uma alma cheia de anseios e sonhos e que alimenta a cada dia um desejo de SER FELIZ. Ela está justamente nos detalhes tão pouco notados, porque os detalhes é que requerem um maior envolvimento, e a riqueza do belo está nas coisas SIMPLES da vida, porque essas, podemos compartilhar com todos, e o TODO somos cada um de nós que participamos dessa grande comunidade tão diversificada, que constrói a cada dia de maneira tão singular artes e sonhos tão diferentes, que quando unidos gostamos de chamar de CULTURA, a nossa rica cultura POPULAR.



Por Camila de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário